quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Diferença entre instrução e educação

Nesta primeira semana de aulas (sem contar com a distribuição do programa) começamos a discutir vários aspectos na aula teórica relativamente ao conceito de Tecnologia educativa e ficamos com a obrigação de escolher um de cinco tópicos para pesquisar e colocar aqui no blog.
Eu escolhi "o que distingue (e é semelhante) nos conceitos de educação e instrução?"
Pois bem, ainda só analisei em mais pormenor a sua distinção, que a meu ver é o mais fácil e durante esta semana tentarei perceber e pesquisar o que estes dois conceitos têm em comum.
O conceito de educar consiste em desenvolver as faculdades físicas, morais e intelectuais de alguém, ou seja, os conteúdos da educação são os valores, regras de conduta, normas, atitudes, costumes e comportamentos sociais que se estabelecem entre o educado e quem educa.
São esses valores intelectuais e comportamentais que se tentam transmitir, mas claro que estes mesmos valores diferem de cultura para cultura embora o objectivo seja sempre o mesmo.
Por exemplo quando se "ensina" uma criança a agradecer, essa criança está a ser educada para respeitar certas normas que a sociedade impõe, de certo modo.
Já o conceito de instrução, consiste em ensinar, leccionar e transmitir conhecimentos a alguém.
Na instrução são transmitidos saberes práticos (o saber-fazer).
O instrutor tenta passar ao aprendiz uma destreza corporal.
O aprendiz só aprende se praticar e não ouvindo a teoria.
Bons exemplos de instrução são o instrutor de condução ou o pintor que ensina como se pinta uma tela.
Em suma, a instrução é um saber prático.