segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

"Será que a tecnologia educativa é a forma mais eficaz de educar?"

A mim parece-me que esta pergunta parte do pressuposto de que a tecnologia pode sbstituir o ensino normal e tudo o que a este diz respeito.
Na minha opinião a tecnologia pode ser e deveria ser utilizada em contexto educativo porque cada vez mais me apercebo da potencialidade educativa que esta tem, embora a maioria das pessoas não se aperceba disso.
No entanto, não concordo com a ideia de que as tecnologias pem ser um bom substituto de aprendizagem...pode complementar isso sim e ajudar os alunos a desenvolverem melhor as suas aprendizagens e capacidades.
A instituição, os professores e os colegas são elementos fundamentais em qualquer aprendizagem e desenvolvimento pessoal. É muito importante o convívio e a interacção entre as pessoas, para que estas não se tornem individualistas e num mundo à parte.
Creio que há pessoas que não se importariam de todo de ter aulas à distancia, em casa via computador, mas não acho isso bem, para adultos até percebo, por falta de tempo entre outros motivos, agora uma criança penso ser uma crueldade.
Deste modo, quero deixar aqui assente de que sou totalmente a favor das tecnologias educativas e da sua divulgação, caso contrário, não escreveria neste blogue vários assuntos, mas faço-o por ser a minha opinião, mas também refiro que para mim a escola e tudo o que a rodeia são elementos fundamentais, que constituem a aprendizagem cognitiva e social da criança.