quarta-feira, 14 de novembro de 2007

"Em que idade devem as crianças utilizar o computador?"


Gostei bastante da pequena reflexão que o autor fez no capítulo cinco em relação à pergunta que muitos pais fazem: a partir de que idade deixo o meu filho usar o computador?
Note-se, que o computador não é um daqueles produtos que vem escrito para crianças maiores de três anos, por exemplo. E não é por acaso.
Esta pergunta típica que os pais e outros costumam fazer, de algum modo, fomenta a ideia de que essa pergunta pode ser mesma feita, ou seja, a pergunta é muito pertinente e útil. Qual será afinal, a melhor idade?
Como já disse neste blogue várias vezes e sem me querer repetir, o computador é aquilo que fazemos dele, depende da forma como o utilizamos. Por isso uma criança pode ter mais "direito" a usar um computador, porque o usa para fins úteis do que um adulto se não o usar adequadamente (em que ninguém se questiona o facto de um adulto usar computador), pois é, mas o computador pode ser mal utilizado em qualquer escalão etário e por isso o computador não deverá ter o rótulo de "a partir de x idade é que se pode usar".