terça-feira, 20 de novembro de 2007

Coordenador de TIC nas escolas

"Nos agrupamentos e nas escolas dos ensinos básico e secundário, vai passar a haver um coordenador das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), com o objectivo de rentabilizar a utilização dos equipamentos informáticos existentes.
Nos agrupamentos e nas escolas dos ensinos básico e secundário, vai passar a haver um coordenador das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), designado entre os professores que possuem competências adequadas às funções a desempenhar.
Nos últimos anos, verificou-se uma evolução significativa nos meios tecnológicos ao dispor dos estabelecimentos de ensino. Desde 2001, mais do que duplicaram os recursos informáticos nas escolas, existindo actualmente um computador com ligação à Internet para cada 15 alunos, enquanto em 2001/2002 essa relação era de um para 39.
A crescente e desejável utilização dos recursos informáticos, quer pelos alunos quer pelos professores, implica que os estabelecimentos de ensino adoptem medidas adequadas para a rentabilização dos equipamentos existentes.
Com o objectivo de rentabilizar os recursos tecnológicos nas escolas, o Ministério da Educação definiu as condições para a designação do coordenador de TIC, bem como as funções que este deve desempenhar, tanto ao nível pedagógico quanto ao nível técnico.
Segundo o despacho publicado em Diário da República, o coordenador de TIC deve ser designado entre os docentes do agrupamento ou da escola, dando-se prioridade aos professores pertencentes aos quadros de escola, de modo a garantir a continuidade do projecto.
Ao nível pedagógico, cabe ao coordenador a elaboração de um plano de acção anual para as TIC (Plano TIC), de acordo com o projecto educativo da escola e do respectivo plano anual de actividades, de forma a promover a utilização das TIC nas actividades lectivas e não lectivas, abrangendo todos os elementos da comunidade educativa.
Ao nível técnico, compete-lhe zelar pelo funcionamento dos computadores e das redes, recorrendo, se necessário, ao serviço de apoio TIC às escolas (call center), da responsabilidade da Equipa de Missão Computadores, Redes e Internet nas Escolas (CRIE), ou servindo de interlocutor com os serviços ou empresas que asseguram a manutenção dos equipamentos.
No despacho vem igualmente contemplado o papel a desempenhar pelo CRIE, com o objectivo de enquadrar a intervenção do coordenador de TIC. Cabe a esta equipa disponibilizar orientações para a gestão e dinamização das TIC, oportunidades de formação específica para o respectivo coordenador, materiais e rede de apoio, nomeadamente através do call center".

Fonte:Ministério da Educação

Andava eu pelo site do Ministério da Educação, (que aconselho desde já a todos os meus colegas visitarem para quem ainda não teve curiosidade ou oportunidade) e encontrei esta notícia, embora a data publicada já não seja muito recente (11 de Janeiro de 2006), a verdade é que estes projectos demoram bem mais tempo até serem postos em prática.

Penso que estes coordenadores são deveras importantes visto que não basta haver condições materiais a nível da informática, é necessário estar alguém presente competente que torne o computador utilizável e ao serviço dos alunos.