segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Moodle


Sistemas de Gestão de Aprendizagem


Os LMS (Learning Management Systems) designados de Sistemas de Gestão dedicam-se essencialmente à gestão dos alunos e das actividades de aprendizagem, com recolha de dados relativos ao progresso dos alunos ao longo de um curso à distância na Internet.
O seu objectivo principal é de simplificar a administração dos programas de treinamento e educação em uma organização. O sistema auxilia funcionários ou estudantes a planearem os seus processos de aprendizagem individualmente, e ainda permite que os mesmo colaborem entre si através da troca de informações e conhecimentos.
Este pode ser usado num ensino à distância presencial ou misto, usando normalmente como ferramentas chats e fóruns. Segundo o que eu pesquisei é preciso de algum modo "provocar" os alunos em assuntos polémicos para que estes queiram participar nos fóruns e muitas das vezes o que acontece é que o fórum não se identifica com o conteúdo em questão.
Um exemplo de plataforma é o Moodle.
O Moodle (muito utilizado no ensino superior) é um software de apoio à aprendizagem executado num ambiente virtual. Este é desenvolvido por uma comunidade virtual que reúne programadores de software livre, administradores de sistema, professores, designers e usuários de todo o mundo.
Outro exemplo de plataforma é por exemplo o dokeos (como é feita a plataforma de Tecnologias Educativas II).