sábado, 10 de novembro de 2007

Um bom exemplo prático

Esta semana a escola primária na qual a minha irmã frequenta, mandou uma folha para casa de todos os encarregados de educação a anunciar que a escola tinha criado um blogue. Que bom, não acham? Ainda por cima é a mesma escola na qual frequentei à tantos anos atrás.
Irei de seguida citar uma parte do texto:
"(...) Com vista à promoção de uma familiarização com as novas tecnologias de informação, a escola EB1 de Faião encontra-se a criar um blog com a participação dos alunos.
Pretende-se que este projecto permita promover capacidades e competências ao nível dos novos meios de comunicação, mas sobretudo que os alunos encarem a Internet e os suportes que oferece como formas de aplicação pedagógica dos seus conhecimentos, desenvolvendo a apetência pela partilha e pela troca de ideias (...)".
Em suma, é um óptimo exemplo prático de tudo o que caracteriza esta cadeira e os seus objectivos.
Achei importante partilhar com todos os que visitam o nosso blogue porque afinal de contas é exactamente estes projectos que nós queremos que aconteçam.
Fiquei muito surpreendida por querem que alunos do 1º ao 4º escrevam no blogue (logo de pequenos) e ainda incentivam os pais a visitar o blogue e a deixar comentários, o que a meu ver é fantástico.
Posso dizer que até agora o conteúdo do blogue diz mais a respeito do espaço da escola, o que evidencia que o objectivo é mesmo incentivar alunos e pais a irem à Internet e interagirem mutuamente.
Para quem tiver curiosidade em ir ver como é este blogue, o endereço é o seguinte:

http://eb1faiao.blogspot.com/

Estou a pensar em comentá-lo.

Informática Educativa





É impressionante como não paro de encontrar informação nova sobre as tecnologias aliadas à educação. Conteúdos sempre novos que me fazem reflectir sempre mais.
Segundo me lembro, antes de entrar para este curso nunca tinha pensado em tal coisa e nunca me tinham falado sobre esta nova forma de encarar o ensino e as tecnologias, que quer queiramos ou não, é obrigada a mudar e muito a mentalidade das pessoas. Muitas pessoas não são recíprocas a qualquer assunto ou contecimento que rompa com os padrões ditos tradicionais.
Realmente à muito coisa sobre a educação que as pessoas desconhecem.
A meu ver, a nossa função como estudantes no presente e profissionais no futuro é conhecer de uma forma detalhada a educação para posteriormente com base dos conhecimentos adquiridos melhorá-la e corrigir as suas lacunas.

Porque não aulas diferentes?

A aula teórica desta semana foi bastante diferente, não se pode dizer que demos matéria como nas outras aulas, o que não quer dizer que não foi produtiva, claro que sim. O que aconteceu foi que foi dada de outro modo.
O facto de sermos poucos fez com que a aula parece-se menos informal..sim até porque nos reunimos em circulo, todos falaram e deram o seu contributo.
A professora deu-nos várias ajudas e sugestões sobre o blogue, disse-nos algumas estratégias para conseguirmos escrever de um modo reflexivo e dinâmico neste, por exemplo, relativamente à obra de Papert, darmos exemplos reais e concretos de assuntos que ele refira. Também penso que este seja um bom modo para percebermos melhor e darmos a conhecer a nossa interpretação e compreensão sobre o livro.
Debatemos alguns assuntos que nos tenham chamado a atenção e chegamos à conclusão que quase todos nós concordamos com as suas ideias principais apresentadas no livro.
A importância da elaboração do blogue desta cadeira foi sempre tida em atenção e gostei bastante do facto de a professora nos ter de algum modo incentivado e tentado abrir novos horizontes sobre o modo como estruturamos o blogue (falo por mim) e que cada um de nós o organiza de modo diferente, o que é bom. Significa que somos todos diferentes e que cada um demonstra de forma diferenciada as suas capacidades.
Enfim, gostei bastante da dinâmica da aula. A troca de ideias auxilia a completarmos e a fortalecermos as nossas próprias ideias.