segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Importância do trabalho de campo


Tenho andado a pensar no trabalho que temos de realizar em tecnologias e porquê? Porque a meu ver antes de realizarmos um trabalho temos de ter a capacidade de perceber qual a razão para fazermos aquele trabalho e não outro qualquer. É fundamental porque senão andamos a fazer um trabalho não sei bem para o quê, estou a fazê-lo porque me mandaram fazer. ..Não nos podemos limitar a isso, até porque se for deste modo, o trabalho corre o o risco de nem ficar muito bom, exactamente por isso.
A meu ver, este trabalho que tem como objectivo escolhermos uma ferramenta das quais nos foram indicadas, para a analisarmos e para a avaliarmos em contexto educativo tem como objectivo, por um lado, termos oportunidade de conhecermos melhor uma ferramenta da Internet, mas por outro e esse sim o mais importante, depois de a conhecermos o suficiente, conseguirmos analisar o seu potencial pedagógico. Por esse motivo a professora na aula prática passada disse para fazermos apenas uma breve definição dessa ferramenta, porque não é esse o objectivo principal e isso já vai estar implícito no resto do trabalho, sabem porque? Porque se conseguirmos retirar o máximo de potencial educativo dessa ferramenta e explicando, à partida quererá dizer que conhecemos bem essa ferramenta.
Portanto no caso do meu grupo temos de explorar ao máximo os wikis e não se limitem a encontrar sites com a definição, esse é apenas o método de partida para se desenrolar o resto do trabalho, é necessário procurar em blogues, em artigos e temos de ter em conta que muitas vezes não está lá directamente a dizer o que essa ferramenta pode contribuir pedagogicamente, isso seria ter a papinha toda feita, como se costuma dizer. Não, é ao lermos esses artigos ou documentos que tiramos as nossas próprias conclusões.
Este poderá ser o primeiro de muitos outros trabalhos , é mais uma forma de unir a tecnologia e a educação. Porque muitos de nós poderão vir a ter o papel de demonstrar até que ponto o computador pode ter ferramentas pedagógicas que muitas das vezes são desvalorizadas e desaproveitadas.
Para que o computador seja de facto,um bem precioso e essencial, a meu ver, não cabe aos engenheiros informáticos prová-lo, mas a nós, futuros técnicos superiores de educação.
Eles constroem e nos damos continuidade ao uso do computador para fins educativos, só tenho penas que ainda haja tantas pessoas que o usem com uma função destruidora.