sábado, 13 de outubro de 2007

Software social


Softwares Sociais (Charlie Pt)











Homeschooling


Na aula teórica desta semana foi nos colocada a seguinte questão: "Será que as novas tecnologias modificam o modo como os professores estão habituados a ensinar e os alunos a aprender?"
Perante esta questão temos três posições possíveis:
Optimista na qual se enquadram os ciberutópicos. Estes defendem que a era digital só apresenta benefícios para a nossa sociedade
Numa visão pessimista e negativa sobre as novas tecnologias, temos os cibercríticos que acreditam que estas tecnologias prejudicam as relações humanas, em que as pessoas se isolam cada vez mais e cada um vive no seu "mundo".
Por último existe a visão realista, onde me situo visto que neste tipo de visão é tido em conta que as tecnologias apresentam vantagens e desvantagens, não é totalmente benéfico mas também não acarreta apenas problemas. Será que a visão na qual cada um de nós nos situamos não diz respeito a forma como usamos as tecnologias?
Numa perspectiva optimista enquadra-se o homeschooling na qual falamos na aula por alto e que eu desconhecia.
Segundo a minha pesquisa, o homeschooling não apresenta uma definição universal mas é de um modo geral e simples o ensino/aulas feito em contexto domiciliar,em casa. Em vez de os alunos irem para a escola, fazem o ensino em casa, com a ajuda dos pais que se tornam os seus "professores".
Na Pesquisa Nacional sobre Educação Familiar (NHES) de 2003, realizada pela NCES, os pais foram questionados sobre os motivos particulares para a sua decisão de adoptar o homeschooling. Sobre os prováveis motivos, foi solicitado aos pais que indicassem qual seria o mais importante:
  • 31% praticam o aprendizado escolar domiciliar porque se preocupam com o ambiente de outras escolas;
  • 30% o fazem para fornecer instruções religiosas ou morais;
  • 16% escolhem o aprendizado escolar domiciliar devido à insatisfação com a instrução académica disponível em outras escolas.
Um dos métodos utilizados é de facto, o computador como grande auxílio de estudo em casa, sendo este viso como um instrumento bastante benéfico na educação.

De facto, as aulas em casa apresentam algumas vantagens, tais como:
-Programação flexível
-Atenção individual;
-Actividade em família;
-Ausência de pressão do par e
-Aprendizagem da religião.