quinta-feira, 18 de outubro de 2007

E-learning


Na aula teórica desta semana falamos do E-learning, na qual já tinha ouvido falado por alto mas não sabia o que era. A professora deu as ideias mais essenciais sobre este tipo de ensino e na última parte da aula mostrou-nos uma plataforma de E-learning, mostrou-nos os tipos de trabalhos que eles têm de fazer, como eles interagem uns com os outros, pessoalmente gostei bastante, é como se fosse um mundo bem à parte.
A professora disse uma coisa que me deu que pensar, relativamente ao facto de a tecnologia ser de veras importante mas que é preciso não senti-la, querendo isto dizer neste caso que o E-learning é um óptimo tipo de ensino à distância mas é preciso não haver os chamados problemas técnicos, como é o caso do computador bloquear.
Deste modo, o termo E-learning é como que uma combinação entre ensino com auxílio da tecnologia e a educação à distância, sendo o computador o instrumento utilizado para que este tipo de ensino resulte.
Este tipo de ensino é direccionado para pessoas auto-motivadas, auto-disciplinadas, com grande organização do tempo e com objectivos pré-definidos.
Têm de ser pessoas capazes de demonstrar ideias e pensamentos através da escrita e como é claro, com experiência em computadores.
O E-learning sofreu alterações, de ensino à distância passou a uma aprendizagem com ensino aberto (aprendizagem distribuida).
Este tipo de ensino deve ser centrado nos alunos, porque senão estes não aprendem, apesar de o ensino centrado nos professores ser mais fácil.
Em regra, o E-learning segue um modelo construtivista, onde é dada uma margem de liberdade para o percurso individual de aprendizagem, exigem muita organização e planificação.
É fundamental que os alunos recebam feedback, que sejam ajudados e motivados. É a autenticidade das tarefas que os faz motivar.
Existe ainda o Blended Learning em que as aulas são igualmente à distância mas o exame é presencial.

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