segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Aprendizagem sobre os wikis

Com as pesquisas que tenho feito sobre os wikis, tenho aprendido imensas coisas.
Primeiro de nada, só conhecia a wikipedia e não fazia ideia de que existiam outros tipos de wikis, o wikitravel, por exemplo, como já referi noutra postagem.
Depois não sabia que os wikis são uma ferramenta idêntica ao blogue, fazendo parte de um software social, que gera uma rede social.
A meu ver e tendo em conta tudo o que tenho lido, os wikis são uma óptima ferramenta de interacção, colaboração e comunicação online, e isto porque na Internet também é possível ter este tipo de relações interpessoais, a grande difernça é que as pessoas não têm entre si uma relação presencial, mas de certo modo até funciona melhor assim porque não existe qualquer tipo de descriminação entre os usuários, todos são iguais.
Esta interacção que a escrita colaborativa promove, poderá ser bastante proveitosa no uso escolar, entre alunos e professores, para, que de algum modo, esta relação entre ambos se una cada vez mais e estes interajam não apenas na sala de aula, mas também fora dela.
O uso dos wikis é mais uma forma de fomentar a ideia, de que há nos computadores várias ferramentas proveitosas para o ensino educativo e até para as relações interpessoais, é preciso é saber usá-las e aproveitá-las.

Sem comentários: