sábado, 22 de dezembro de 2007

Conclusão do livro

Ao concluir a leitura do livro "A família em rede" de Seymour Papert, posso, agora sim, confirmar que na minha opinião este livro foi uma surpresa para mim. Não vou dizer que o livro tem uma bonita história, até porque não se trata de um romance e também não posso dizer que achei o livro interessante, visto que no fim de contas não estaria a dizer nada em concreto.
Na verdade, não sei se já disse ( mas acho que não), que antes de começar a leitura do livro, sempre pensei que "A família em rede" fosse um livro que falasse sobre questões de informática.
Acho que a palavra "rede" do título do livro assustou-me de algum modo, pensei mesmo que fosse referido no livro inúmeras vezes os tipos de redes existentes, por exemplo, para que vários computadores estejam conectados entre si e confesso que ao pensar assim não tinha grande vontade de de começar a ler o livro...
No fim de contas eu dei mais ênfase à palavra "rede" do título do livro, quando afinal, a palavra chave era "família". Agora, interpreto a família em rede como uma metáfora que diz respeito ao facto de a família partilhar aprendizagens, de estar unida e não se isolar cada membro para um canto, compreendendo o tipo de aprendizagem de cada um e respeitando-se mutuamente ao mesmo tempo que vão trocando as suas aprendizagens, afinal, o conhecimento serve para ser partilhado.
O livro aborda vários assuntos mas estes relacionam-se todos entre si. O livro aborda também vários temas que são bastante actuais e quotidianos em várias famílias, como é o caso de diferentes pessoas terem igualmente diferentes relações com o computador, encarando-o de modo bem diferente.
De facto, o que mais me chamou a atenção e o que eu retive de melhor foi o facto de o autor afirmar que uma família deve conhecer muito bem a sua cultura de aprendizagem que predomina no seio da família, pois se esta realidade não se concretizar, cada indivíduo irá se isolar no seu tipo e modo de aprendizagem, sendo uma das consequências o agravamento do mau uso do computador.
Como o autor refere no final da sua pequena conclusão à questão que o computador separa a família "isso depende de si (pp.268)".

2 comentários:

Anónimo disse...

Tás de férias, descansa. Não estejas a trabalhar tds os dias. Orgulho-me mt de ti bébé. És a melhor. Beijão do B...

Unknown disse...

Tenho que fazer uma conclusão do livro "O seminarista" de Bernardo Guimarães, e não sei nem por onde começar. Tem alguma dica para mim?