sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Experiência, fundamental para uma aprendizagem

Ainda no terceiro capítulo, todo ele dedicado à aprendizagem, é referido o método que se pensa ser o mais eficaz para se concretizar uma aprendizagem, sendo ele os exercícios de pergunta e resposta (certa ou errada).
Pensemos bem, este exercício não exercita o cérebro da criança, ela pode até responder de forma aleatória, porque a resposta já lá está. Não a torna autónoma, muito pelo contrário, porque posteriormente ficará habituada em ter a reposta como garantida e não terá a mente exercitada para raciocinar sobre determinado assunto, em suma, a criança apresenta um papel passivo e numa aprendizagem nunca deverá existir um papel passivo mas sim activo.
Numa aprendizagem temos de ter a certeza que temos capacidade para dominar de qualquer modo esse assunto e não apenas em dizer se está certo ou errado.
A aprendizagem é muito mais do que isso e é através da experiência que aprendemos, o chamado aprender fazendo.
Basta pensar nos mais novos, a maior parte das coisas eles não aprendem por nós lhes explicarmos mas sim por as fazerem, com base na repetição e muitas das vezes a aprendizagem é feita de forma involuntária em estilo familiar, enquanto que a aprendizagem de estilo escolar é na maioria das vezes mais teórica.
É importante ter em conta que não é somente através da experiência que se adquire aprendizagem mas sendo esta fundamental em qualquer aprendizagem.
A chave para um futuro sucesso é o saber compreender e dominar o processo de aprendizagem.

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