sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Importância do conteúdo

No terceiro capítulo despertou-me a atenção logo as primeiras páginas onde é referido a preocupação que os pais têm em escolher o software ou programas mais indicados e com melhor sucesso para a aprendizagem dos seus filhos. É na verdade um grande desafio.
Deste modo, o autor nomeia dois tipos de lojas bem diferentes onde se poderá encontrar o necessário.
A loja Abacus é caracterizada pelo tipo de loja que não apresenta um único tipo de material, mas vários onde todos têm a mesma finalidade que é desenvolver uma aprendizagem de qualidade, com materiais que não sejam supérfluos mas que ao mesmo tempo sejam divertidos.
Os materiais pertencentes nesta loja apresentam um conteúdo e será este que irá motivar as crianças a aprenderem. Já na outra loja, a sua estratégia e o que prende os pais a quererem lá entrar são o número infindável de brinquedos que as funções até chegam a ser desconhecidas mas o que interessa é quanto mais colorido melhor, quanto mais diversidade de brinquedos melhor....mas o "dito" conteúdo, será que neste tipo de lojas nos sabem dizer em que consiste aquilo que vamos comprar, para além de o facto de ser atractivo?
De facto, actualmente é notório cada vez mais a desvalorização do conteúdo, o seu interior e por isso mesmo batalha-se cada vez mais pelo aspecto físico e exterior do produto, porque é isso que chama a atenção às crianças e se elas gostam os pais também gostam porque ficam na eterna esperança que seja esse aquele brinquedo inseparável.
Quem sou eu para julgar um pais ou uma mãe, mas penso que apesar de a sua preocupação em escolher programas educativos para os filhos ser imensa, a verdade é que as suas escolhas recaem normalmente pelo mais banal,pelo mais usado, como se o aspecto exterior disse-se tudo.
É triste o que eu vou referir mas como todos sabemos, é dada cada vez mais importância ao exterior das pessoas e isto sucede-se a nível geral. É a olharmos que tiramos a conclusão se pomos de parte ou não e relativamente à selecção de programas educativos sucede-se o mesmo. "Se o meu filho olha e não gosta, muito menos o vai querer usar. Recusa-se!"
A verdade é que muitos de nós,mesmo que inconscientemente, estamos a prejudicar e a desvalorizar o papel da educação face em detrimento de questões comerciais que apenas o que querem é vender, custe o que custar.
Por isso cabe aos pais reflectirem o que entendem por educação, na sua importância e o que realmente interessa.
é pena não termos as capacidades de uma visão raio x, seria tudo bem mais fácil, ou então talvez não.
"Esta é uma das muitas formas pelas quais as vidas intelectuais das crianças e as políticas educativas deste país (e até do mundo inteiro) estão cada vez mais a ser determinadas por considerações puramente comerciais (pp.67)".

Sem comentários: