quinta-feira, 25 de outubro de 2007

O grande paradoxo

É curioso o facto de as grandes vantagens da tecnologia a nível da aprendizagem possam ao mesmo tempo ser um grande perigo e um malefício à mesma aprendizagem deste.
O computador permite uma visão mais alargada sobre as coisas, permite que os conhecimentos sejam vistos de várias formas diferentes, adequando-se assim deste modo, a cada indivíduo, cada um pode usar estratégias diferentes para aprender a mesma matéria.
O computador permite ainda, como eu já referi neste blogue ao facto de o indivíduo poder ter um papel activo frente ao computador, tendo deste modo uma aprendizagem auto-regulada.
Como Papert refere no quarto capítulo "(...) permite que a criança obtenha uma maior diversidade mais rica de interacção com o mundo (pp.105)."
Não será esta frase vista de duas maneiras? Uma sendo a grande vantagem do computador e por outro lado, o seu grande problema que preocupa todos nós?
A verdade é esta, "os riscos encontram-se ao virar da esquina" como se costuma dizer e este é o grande paradoxo existente no modo como o computador é visto.
Por isso a meu ver, as vantagens que a tecnologia possuem não devem ser desperdiçadas, muito pelo contrário, devem ser divulgadas, embora do melhor modo, e é por isso que é necessário que exista informação a respeito deste assunto. Um bom exemplo disto é exactamente "A família em rede" de Papert, mas não chega, é preciso mais, muito mais. A informação tem de chegar a todo o lado e de forma clara.

Sem comentários: