terça-feira, 13 de novembro de 2007

Bricolage e planificadores

Achei interessante estes dois termos referidos no capítulo cinco.
A bricolagem tem a ver com aquelas pessoas que mexem em tudo no computador, até conseguirem alcançar os seus objectivos e depois há os planificadores que como o nome indica, sentem necessidade de recorrer a uma planificação, algo que os garanta que o que estão a fazer é correcto.
É óbvio que temos de ter em conta que não somos todos iguais e que temos de nos respeitar mas às vezes estas formas diferentes de encarar a mesma realidade trazem consequências nada boas que foi o que me aconteceu à uns tempos.
O meu pai não sabe mexer em computadores mas quando eu instalei a Internet em casa, foi uma novidade para ele, queria a todo o custo ver como aquilo era, esquecendo-se que para navegar na Internet à vontade dele, tinha que saber os requisitos mínimos para trabalhar com o computador.
A verdade é que houve uma altura em que eu andava a trabalhar e por isso estava pouco tempo em casa e à noite ele vinha para o computador, tentando ir à Internet. Sinceramente não sei se chegou a conseguir ou não. O que eu sei é que depois quando queria ir à Internet, esta não dava. Isto aconteceu-me umas duas vezes, talvez em duas semanas. Nunca cheguei a perceber que artimanha ele fez para conseguir fazer tal proeza. Só sei que depois ainda tinha de ser eu a tentar resolver o problema, através de telefonemas. Não posso dizer que não ficava chateada, ficava e muito. A solução que eu arranjei foi programar o início de sessão do computador com uma palavra passe.
Tudo isto para dizer, que o meu pai tinha um processo de aprendizagem por bricolage, mas que neste caso não deu muito resultado, pelo menos para mim. Mas claro que não quero generalizar os outros casos.

Sem comentários: