terça-feira, 13 de novembro de 2007

A família e a aprendizagem


A temática do livro no capítulo cinco abrange a família e os computadores. Até que ponto estes dois se podem unir e complementar?
Existe a ideia de que o computador desune a família mas isso pode muito bem não acontecer. Muitas vezes isso sucede-se devido aos estilos diferentes de aprendizagem, ou então no facto de um elemento da família se interessar por aprender assuntos novos e os restantes membros nem por isso.
O computador pode fomentar a cultura familiar da aprendizagem, por outras palavras, o computador ajudar a com que uma família perceba o que pensa sobre a aprendizagem e que meios utiliza para a adquirir. É necessário compreender que existem estilos de aprendizagem diferentes, que têm de ser respeitados mas que podem ser completados pelos outros membros da família.
Depois de se analisar e discutir as diferentes formas de aprendizagem de cada um, deve-se fazer um esforço para que a aprendizagem seja feita em conjunto.
A meu ver, na maioria dos casos, as pessoas não conhecem os estilos de aprendizagem uns dos outros numa dada família porque o que é visível são os resultados e não o processo com que este decorre, daí às vezes o esforço não ser valorizado.
"As experiências de aprendizagem computacional fornecem uma ocasião para a família se tornar mais consciente da sua cultura de aprendizagem e para a aperfeiçoar de modo progressivo (pp.118)".

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