sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Motores de busca


Ainda no sexto capítulo é destacado a utilidade que o computador pode servir como "presente".
De facto, o computador tem vários programas que se forem devidamente explorados dão óptimas prendas multimédia, como álbuns de fotografia personalizados, por exemplo e muito originais. Conheço várias pessoas que o fazem, aproveitando os seus dotes no domínio da informática, o que eu acho ser muito benéfico. Até a prenda tem um carácter mais personalizado e não a torna comum.
No texto, a prenda dirige-se ao tema "tartarugas", sendo descrito todo o processo de pesquisa sobre este assunto. Este processo de descrição apresenta simultaneamente como que um minicurso de como devem se feitas pesquisas na Internet, o que a partida parece ser simples, no entanto, é bem mais complexo do que aparenta.
Neste caso, foram encontrados 809 páginas sobre o tema, o que nos deixa um pouco confusos, o facto de haver tanta informação. É bom mas ao mesmo tempo é um tanto assustador.
Normalmente não lemos todas as páginas encontradas, apenas as primeiras, o que nos deixa com um certo receio de ter "escapado" alguma informação útil.
Para não falar de quando abrimos uma página e nada tem a ver com o que procuramos, este facto deve-se ao modo de como definimos o critério de pesquisa, ou seja, o que escrevemos no motor de busca.
Como o autor refere, podemos optar por definir o critério de um modo mais específico, o que provavelmente irá causar um menor número de páginas encontradas, facilitando a pesquisa, mas por outro lado, perderíamos outra parte da informação, tal como a oportunidade de perceber como a informação se organiza na Internet.

"Um motor de busca, máquina de busca, mecanismo de busca ou buscador é um website especializado em buscar e listar páginas da Internet a partir de palavras-chave indicadas pelo utilizador."

Sem comentários: