sexta-feira, 30 de novembro de 2007

O acto de "clicar"


Não pude fugir a esta pequena curiosidade, digamos assim, apontada no texto na qual também me identifico.
Afinal o que tem de tão especial ter um rato ao nosso alcance que nos permite clicar?
A minha irmão tem actualmente quase seis anos, mas há muito me lembro de estar a escrever no computador e nos momentos em que não utilizava o rato ela vinha e mexia, clicava só por clicar, achava engraçado talvez e não compreendia porque eu o estava a fazer constantemente. Provavelmente pensou: "O que terá aquilo de engraçado?" E claro, só descobriria experimentando.
Ainda hoje, às vezes dá-lhe para vir mexer no rato e clicar em tudo o que tenho no ambiente de trabalho.
O rato é praticamente o instrumento que permite trabalhar no computador, é com ele que dirigimos para onde queremos ir, ou quando queremos sair de uma página. Somos nós, utilizadores que o comandamos. Penso que seja por isso que o acto de clicar seja tão apelativo para as crianças, porque lhes permite comandar o computador e direccionar os seus objectivos.
É, de facto a "clicar" que interagimos de um modo directo com o computador, a saber funcionar com ele. O clique possui o controlo do computador, tornando a aprendizagem da criança autónoma.

Sem comentários: