quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Para quando uma evolução nas escolas?


O sétimo capítulo é a meu ver um dos mais importantes tendo em conta que aborda a questão das tecnologias utilizadas na escola. Actualmente que reflexão podemos nós fazer sobre este assunto? Houve uma revolução nas escolas nos últimos anos comparando com outras áreas? Vão pensando...
É feita uma crítica generalizada, claro, ao facto de os pais e encarregados de educação não darem grande preocupação ou não se demonstrarem interessados ao modo como são utilizados os computadores na escola, e se são usados!
Estes pais e encarregados de educação mesmo que achem importante a utilização de computadores na escola, muitas das vezes acomodam-se, confiando plenamente em todo o sistema educativo, achando que este fará o melhor para o seu filho. O problema é que esta questão não é tão linear como parece, há muitas coisas que fazem falta mas que não são postas em prática, esta é uma delas.
Como refere Papert "(...) a forma segundo a qual os computadores são usados (...) para melhorar a educação, pode ter importantes consequências no futuro do país e do próprio mundo e, naturalmente, em cada um de nós e na nossa família (pp.206)."
É importante e fundamental que exista uma mudança na escola a este nível e cabe também a nós para que este facto aconteça, quanto mais pessoas se unirem nesta causa, maior será a probabilidade de esta ter sucesso e maior será também a motivação por parte dos intervenientes ao verem que, há pessoas que partilham da mesma vontade e ambição.
Acha que não é capaz de o fazer? Não se subestime, esse é o maior problema de todos nós, é termos assente que não temos capacidades suficientes para fazermos algo. Já pensou que se todas as pessoas pensassem deste modo, o mundo,os avanços da ciência não teriam evoluido como já evoluiram?
Penso que a educação não evolui ao mesmo ritmo que outras áreas (a medicina, por exemplo) porque a educação "mexe" muito com os valores, com o que cada um pensa e defende, actuando no ser humano. Não são questões técnicas mas reais, que actua no Homem, aquele que é o mais difícil de conseguir mudar. As pessoas são muito agarradas a determinadas questões, têm medo de mudar, de arriscar, conformam-se com o presente.
Ora vejamos, se muitas das vezes, um indivíduo não concorda com determinada questão, mas nada faz para mudar essa situação, quanto mais quando entende que esse assunto não lhe diz respeito...."Concorda? Não. E já pensou em fazer algo para mudar? Também não." Acho que esta seria a resposta de várias pessoas.
Os computadores nas escolas permitem que os alunos alarguem os seus horizontes no que diz respeito à sua aprendizagem e não se limitem ao que está assente no currículo, esperando aula a aula, para ser dado determinado assunto.

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